A proposta foi criada para auxiliar professores e alunos no desenvolvimento e avaliação da produção escrita da Língua Inglesa. Essa proposta é oriunda da pesquisa de mestrado intitulada "LinguaComp como ferramenta no ensino-aprendizagem de línguas: Uma proposta para o desenvolvimento da habilidade de produção escrita na Língua Inglesa".
A proposta para desenvolvimento e avaliação da produção escrita em Língua Inglesa está composta em três fases: Orientação, Textualização e Autorrevisão. Tem como bases teóricas o modelo de Domínguez García (2006).
Fase introdutória na qual são ativados recursos cognitivos referentes à cultura, conhecimentos prévios, motivações de aprendizagem e ideias para a produção textual requerida.
Nesta fase são escritos e reescritos os textos, considerando aspectos gramaticais e de sintaxe, coesão e coerência. Essa etapa se caracteriza pela maior sobrecarga cognitiva, pois de fato, os alunos necessitam escrever acerca do que foi proposto.
Fase final da proposta, na qual os alunos podem revisar suas produções e corrigi-las. Nessa fase é importante que os alunos conversem entre si, troquem ideias com seus colegas de classe, e reflitam sobre o próprio texto.